top of page

Projeto Hot & Cooling

peças com uma melhoria significativa ao nível estético com redução de custos

Projeto Hot & Cooling

A Famopla, empresa com vasta experiência na produção de moldes, apresentou o presente projeto para a investigação e desenvolvimento de uma tecnologia para o controlo dinâmico de temperatura em moldes para moldação por injeção de polímeros, que permite obter peças com uma melhoria significativa ao nível estético com a redução de custos.

 

Através de um controlo dinâmico das temperaturas no próprio molde, a Famopla ficou capacitada para uma diferenciadora oferta de moldes ao mercado, com um maior grau de especialização tecnológico capaz de produzir produtos finais em plástico, diferentes dos existentes.

 

Desta forma, os objetivos da Famopla neste projeto foram os seguintes:

- Desenvolver e dominar a tecnologia Dual Hot & Cooling Mould Technology, que permita o controlo de temperaturas dinâmicas no molde durante o processo de injeção;
-Introduzir esta tecnologia na produção de peças multimaterial,
- Aplicação da tecnologia em moldes que tenham zonas moldantes não lineares e mais complexas.

Com a finalidade de:

- Conseguir uma peça moldada em polímero com uma superfície de acabamento capaz de eliminar alguns tratamentos decorativos posteriores e anular quaisquer defeitos visíveis na peça;
- Diminuir custos de produção através da diminuição do tempo do ciclo de moldação por injeção (a fase arrefecimento de uma peça tem a duração superior a 60% do ciclo total);
- A eliminação de tratamentos de superfície posteriores como o caso da pintura.

 

A oferta de moldes tradicional apenas permite temperaturas constantes durante o ciclo de moldação, não sendo possível controlar diversas variações de forma simultânea tendo como consequência uma qualidade do acabamento muitas vezes diferente da pretendida.

O Dual Hot & Cooling Mould Technology é um conceito onde é feito o aquecimento e o arrefecimento do molde por sistemas separados. Enquanto nos moldes convencionais normalmente existem canais para passagem de um fluido (normalmente água) que ora aquecem, quando passa o fluido quente, ora arrefecem, quando passa o fluido frio, este conceito apresenta o sistema de aquecimento e o de arrefecimento separados.

 

Este projeto contém características inovadoras:

- Desenvolvimento de um sistema interno no molde que permite a coincidência de temperaturas alta e baixas e a sua variação de forma dinâmica o que permite acabamentos significativamente melhorados;

- A utilização deste sistema de controlo de temperaturas dinâmicas em injeção de bi-materiais;

- Aplicação dos mesmos resultados de acabamento em superfícies mais complexas.

 

O resultado da aplicação desta tecnologia é a criação de produtos de várias dimensões e feitios com um acabamento superior, sem defeitos, que diminui ou erradica a necessidade de tratamentos pós-produção. Através da redução de espessuras, pesos, utilização de superfícies brilhantes, transferência de padrões, eliminação de marcas e redução de custos incita ao surgimento de novos produtos cuja produção seria improvável até ao momento.

 

Toda a estratégia da Famopla assenta no seu posicionamento no mercado internacional, explorando nichos tecnológicos do mercado com alto valor acrescentado. Este produto/tecnologia tem uma natureza exportável, sendo até esse o mercado alvo para a empresa e representa uma inovação a nível internacional.

A estratégia do consórcio passa por conciliar na mesma equipa competências, saberes e experiências transversais a todo o projeto que permitam alcançar os objetivos propostos e assegurar que todas as áreas críticas sejam colmatadas. Este projeto gerou, para todos os integrantes do consórcio, know-how na combinação e integração tecnológica, materiais e processos.

 

Para a Famopla, este projeto representou um desafio tecnológico interessante, permitindo um incremento na versatilidade da gama dos produtos obtidos. Os contactos efetuados até ao momento têm permitido averiguar o impacto que o projeto tem tido a nível de reconhecimento da Famopla como parceiro tecnológico.

No seguimento da estratégia da Famopla, os resultados de I&D foram integrados no sistema produtivo da empresa, permitindo a aplicação do conhecimento gerado em outros projetos de desenvolvimento.

 

A participação das entidades de SCT (Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Leiria) permitiu um acréscimo de experiência e conhecimentos à comunidade académica, promovendo uma mais eficiente transmissão de conhecimentos de acordo com a realidade do tecido empresarial.

Como pontos mais positivos na execução do projeto identificamos:

  • Absorvimento do know how, permitindo estabelecer uma nova filosofia na empresa. Observou-se a endogeneização das tecnologias diferenciadoras e o desenvolvimento das capacidades e know-how da equipa de I&DT, tendo impacto a nível da diferenciação, na cadeia de valor da Famopla;

  • Conhecimento aprofundado das matérias primas, formas de produção e seu impacto no produto final;

  • Afirmação como parceiro tecnológico.

 

Como ponto menos positivo, identificamos as dificuldades encontradas a nível da manipulação das temperaturas para alcançar os resultados desejados implicaram atrasos na conclusão do projeto no tempo previsto.

© 2015 by Famopla

bottom of page